Como crescer no Instagram? 11 dicas que você deve seguir agora!

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo, contando com mais de um bilhão de contas ativas por mês. Para muitas empresas, é a plataforma mais relevante do momento — afinal, existe um potencial imenso por lá para divulgar produtos e serviços.

paineldoinstabrasil.com é o melhor lugar para comprar Seguidores, Curtidas, Visualizações, Comentários, Salvamentos, Compartilhamentos, Impressões, e muitooo mais... Tem serviços para Instagram, Facebook, Whatsapp, Youtube, Telegram, Twitter, Kwai, Tiktok...


Continuação...

Assim, vale a pena investir em estratégias para conquistar e fidelizar a sua audiência na rede social, não acha? Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para explicar como crescer no Instagram e ganhar mais visibilidade.

  1. Teste novos conteúdos
  2. Invista em vídeos
  3. Garanta o engajamento da audiência
  4. Use o direct para fidelizar público
  5. Explore o Instagram Shopping
  6. Aposte no Instagram Ads
  7. Crie um calendário de postagens
  8. Acompanhe os dados
  9. Utilize bem a bio
  10. Crie posts divertidos
  11. Publique mais conteúdo em vídeo

1. Teste novos conteúdos

Explorar novos conteúdos é a primeira dica para crescer no Instagram e conquistar cada vez mais a sua audiência. Como os usuários gostam de acompanhar novidades na rede social, esperam encontrar publicações diferentes no seu perfil.

Assim, é preciso criar publicações atrativas para o seu público-alvo e capazes de promover interações. Não se trata só de uma imagem visualmente bacana. É importante pensar em informar e educar a sua audiência para que ela continue voltando.

Confira algumas dicas para criar diferentes tipos de conteúdo no Instagram:

  • mostre os bastidores da empresa;
  • compartilhe depoimentos de clientes;
  • publique dicas, guias e tutoriais;
  • divulgue novidades relacionadas ao seu negócio;
  • faça sorteios e promoções;
  • aposte nas lives do Instagram.

2. Invista em vídeos

De acordo com o relatório da HubSpot Research, mais de 50% dos consumidores em geral preferem ver vídeos de marcas que acompanham. Por esse motivo, além das transmissões ao vivo, é interessante apostar em vídeos.

Uma vantagem é que eles deixam conteúdos mais atrativos e, se bem produzidos, podem engajar muito mais a audiência.

Em suma, é importante ir além do feed e criar conteúdos para Stories, IGTV e Reels. Mas como crescer no Instagram usando esses recursos? Se não tem ideia do que publicar nesses espaços, a seguir, compartilhamos algumas dicas para ajudar você:

  • feed: para vídeos de teasers, posts de carrossel e tutoriais;
  • Stories: para compartilhar novidades e informações rápidas sobre o seu negócio;
  • IGTV: para conteúdos mais extensos, como demonstrações de produtos, entrevistas ou debates;
  • Reels: para publicar vídeos divertidos, espontâneos e curtinhos.

3. Garanta o engajamento com sua audiência

O engajamento pode ser definido como o nível de lealdade que o público-alvo tem com a sua marca, e não estamos falando apenas de números, mas de usuários que demonstram interesse de verdade pelas suas postagens.

Saiba que interagir com seus seguidores é uma das principais estratégias para ajudar a aumentar o engajamento. Assim, é importante curtir e responder a comentários e mensagens pelo direct. Além disso, vale:

  • criar uma identidade visual consistente para o seu feed;
  • utilizar hashtags com moderação;
  • publicar em dias e horários específicos, de acordo com a sua base de seguidores;
  • criar figurinhas e filtros personalizados;
  • fazer perguntas para usuários, seja no stories, seja no feed;
  • publicar conteúdo com frequência.


4. Use o direct para fidelizar público

Falando em direct, saiba que ele também pode ajudar você se seu objetivo é entender como crescer no Instagram e fidelizar a audiência. Algumas empresas até utilizam esse espaço como canal exclusivo de atendimento e vendas, sabia? Afinal, por lá, fica bem mais fácil se relacionar com seguidores e estar em contato com as pessoas certas.

Veja algumas dicas para utilizar o direct da melhor forma:

  • compartilhe promoções, novidades e conteúdos exclusivos;
  • utilize o recurso de respostas rápidas para atender clientes;
  • solicite feedbacks sobre produtos, serviços e conteúdos;
  • compartilhe os conteúdos enviados por usuários.

5. Explore o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é interessante se sua marca deseja descomplicar a jornada de compra de seus clientes. O recurso permite a criação de uma espécie de vitrine virtual na rede social, além da possibilidade de incluir tags com preços em fotos do feed e nos vídeos do Reels, IGTV e Stories.

Se você quer saber como crescer no Instagram, precisa ficar de olho na funcionalidade, pois, entre tantos benefícios, ela pode ampliar o alcance do seu perfil, melhorar o posicionamento da marca e, claro, gerar mais vendas.

6. Aposte no Instagram Ads

Os anúncios no Instagram também podem ajudar a sua marca a ganhar mais visibilidade na rede social, viu? Para a estratégia dar certo, no entanto, é preciso apostar em uma boa segmentação de público. Essa é uma maneira efetiva de determinar e delimitar o tipo de usuário que a sua campanha pretende atingir e, ainda, aproveitar melhor o valor investido nos anúncios.

Hoje, as possibilidades de segmentação são grandes. Por esse motivo, é importante escolher dados que tenham a ver com o seu público-alvo. Quanto mais especificidade, melhores serão os seus resultados.

7. Crie um calendário de postagens

Para saber como crescer no Instagram, é essencial entender como definir os objetivos de sua empresa na rede social e criar um calendário de postagens de acordo com o que foi definido. Essa é uma boa estratégia para manter a organização dos seus conteúdos e garantir a constância das suas publicações.

Com uma programação bem definida, você não perde tempo pensando em postagens de última hora e pode criar conteúdos mais estratégicos para o seu público-alvo e todas as etapas da jornada do cliente. Muito bom, não acha?

8. Acompanhe os dados

Por fim, recomendamos que acompanhe os dados de todas as suas ações no Instagram Analytics. Entre as várias métricas, a ferramenta traz informações importantes relacionadas às atividades de usuários no seu perfil. Outra vantagem é a possibilidade de visualizar dados sobre postagens realizadas nos últimos sete dias.

Com essas e outras informações relevantes à mão, você tem a oportunidade de conhecer mais sobre seus seguidores, entender como a sua audiência se comporta e, enfim, buscar estratégias mais alinhadas aos objetivos da sua empresa.

9. Utilize bem a bio

O espaço chamado de bio no seu perfil do Instagram funciona como uma espécie de fachada para o seu negócio, ou seja, é a primeira informação que aparece na tela quando o usuário visita o seu perfil. Portanto, é a primeira chance de engajar esse usuário para que ele continue interagindo com o seu perfil e siga sua marca na plataforma.

Para usar esse recurso de forma eficiente, o ideal é que você coloque as principais informações sobre sua marca, como nome, o que faz, de que modo pode ajudar o usuário, quais serviços oferece e quais as formas de entrar em contato.

Transforme a bio de uma maneira convidativa utilizando emojis para separar cada informação e economizar caracteres, já que o espaço não é muito grande. Aproveite também para falar logo de início o que você pode fazer por aquele usuário e qual o diferencial do seu serviço ou produto.

Para as formas de contato, use uma ferramenta de múltiplos links, como a Linktree, e insira o link dela no seu perfil. Dentro dessa ferramenta, disponibilize contatos como Whatsapp, chat e e-mail, além do seu site, blog e outras redes sociais, por exemplo.

Você também pode adicionar no seu Linktree landing pages para materiais ricos estratégicos e notícias relevantes da mídia sobre a sua marca, como reconhecimentos, prêmios e entrevistas. Contudo, lembre-se de organizar por ordem de prioridade, afinal, o mais importante deve estar visível em primeiro lugar para o usuário. Por isso, dê preferência para as formas de contato e o link do seu site.

10. Crie posts divertidos

Mesmo que a abordagem da sua marca seja mais séria, é preciso descontrair um pouco e criar posts divertidos que possam gerar engajamento. Afinal, é bom dar um espaçamento entre os posts sérios e de negócios e preencher com conteúdos divertidos que ainda estejam relacionados à sua marca, mas com um tom mais leve.

Dessa forma, você também cria expectativa no usuário. Caso ele ainda não siga o seu perfil, pode considerar seguir apenas para saber qual será o próximo conteúdo divertido que sua marca vai compartilhar. Se você começar a pensar de acordo com essa lógica, entenderá melhor como crescer no Instagram hoje em dia.

Essa estratégia é uma boa forma de conseguir uma exposição orgânica melhor na plataforma, pois os usuários vão interagir mais com esse tipo de conteúdo mais descontraído e o Instagram entenderá que essa publicação é relevante para o feed.

11. Publique mais conteúdo em vídeo

Os conteúdos em vídeo estão se mostrando uma grande tendência para 2022, gerando mais engajamento e ganhando destaque nas atualizações das plataformas de redes sociais, como é o caso do Instagram.

Além de gerar mais engajamento por conta do movimento do conteúdo, os vídeos dispensam, na maioria das vezes, a leitura da legenda como fator essencial para entender o todo. Sendo assim, esse recurso permite uma visualização mais fluida durante a utilização do aplicativo, possibilitando a troca de conteúdo com rapidez e o consumo de mais informações de forma prática.

Hoje, o Instagram permite criar Reels, vídeos curtos que garantem maior fluidez, já que não precisam de cliques ou saídas de página para sua visualização completa. A rede social também disponibiliza a criação de IGTV, que são vídeos maiores, dos quais apenas uma prévia é mostrada no feed. Por último, claro, há os já conhecidos Stories, que duram alguns segundos e ficam durante 24 horas no perfil ou podem ser adicionados aos destaques.

Utilize as atualizações do Instagram a seu favor

Como já comentamos, o Instagram está sempre se atualizando, bem como melhorando os recursos disponíveis na plataforma para se adaptar ao cenário atual dos concorrentes e dos usuários e seus novos objetivos. Você como profissional de Marketing deve saber usar isso a seu favor.

Objetivo do usuário

Segundo o próprio Instagram, a plataforma não é mais um app para compartilhar fotos e tem buscado novas ferramentas para atender ao interesse do público: entretenimento. Portanto, é importante manter esse objetivo em mente ao desenhar sua estratégia na plataforma. Além dos conteúdos de negócio, ofereça conteúdos leves, que sejam mais interativos com o público e o tema que você aborda.

Novas ferramentas

Se você está em busca das melhores estratégias de como crescer no Instagram, não pode ignorar as novas ferramentas da plataforma.

O Reels, por exemplo, já lançado há um tempo, é muito semelhante ao que é encontrado no TikTok, o aplicativo concorrente. Também vimos a chegada do Instagram Shopping, com recursos desenvolvidos para criar uma loja dentro do seu perfil, gerando vendas com menos cliques.

Além de tudo, outra novidade interessante foi a mudança dos feeds, com opções que apresentam feeds de acordo com recomendações, seja apenas de pessoas que você segue, seja até mesmo dos usuários que você selecionou como favoritos.

Dessa maneira, o engajamento se tornou mais importante para fazer com que a plataforma entenda que o seu conteúdo é relevante e o faça alcançar mais exposição orgânica no feed dos usuários.

Adaptando ao público

Por fim, para entender como crescer no Instagram cada vez mais, é preciso fazer uma análise constante dos dados de engajamento do seu conteúdo para identificar o que os seus seguidores preferem e com o que interagem mais.

Caso o seu negócio seja voltado para adolescentes, talvez seja mais interessante apostar em formato de Reels, apresentando seu produto ou serviço de forma rápida e chamativa. Contudo, às vezes, o seu público prefere posts estáticos com legendas explicativas, ou publicações com citações de pensadores. Quem sabe, até mesmo, ele goste de ver Stories sobre o dia a dia de influenciadores, produzindo os famosos "recebidos", por exemplo.

A verdade é que o formato do seu conteúdo e as ferramentas que você vai utilizar na plataforma vão variar conforme o seu objetivo e o do seu usuário, considerando o perfil dele. Sendo assim, não faz mais sentido desenhar uma estratégia pensando apenas no que sua marca precisa e nas suas metas, sem entender o comportamento do usuário nos canais que você utiliza. Se esse for o caso, seus esforços podem ter poucos resultados, por estarem direcionados a formatos e canais incompatíveis com a mensagem.

Pronto, você já sabe como crescer no Instagram e utilizar as mudanças da plataforma a seu favor! Agora é o momento de incorporar essas boas práticas na sua estratégia de marketing no Instagram para conquistar resultados melhores para o seu negócio.

E então, que tal propagar o conhecimento sobre o Instagram? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/marketing/crescer-no-instagram


paineldoinstabrasil.com é o melhor lugar para comprar Seguidores, Curtidas, Visualizações, Comentários, Salvamentos, Compartilhamentos, Impressões, e muitooo mais... Tem serviços para Instagram, Facebook, Whatsapp, Youtube, Telegram, Twitter, Kwai, Tiktok...